segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Velho e o Mar, segundo Petrov

Nos dias 4 e 5 deste mês, publiquei aqui no blog a animação The Old Man and the Sea - Partes 1 e 2, do russo Alexander Petrov. O filme é baseado no romance de Ernest Hemingway. Como fiz uma publicação sem nenhuma informação adicional, aqui vão alguns detalhes.
A versão que consegui na internet está em inglês e sem legenda, mas mesmo assim decidi postar porque a animação é de qualidade excepcional. A pintura é realista e fidelíssima ao livro do escritor norteamericano.
Na criação, Petrov utiliza tinta à oleo sobre o vidro e pinta com os próprios dedos, fazendo quase um quadro para cada frame. Perfeccionista, ele demorou mais de dois anos para finalizar o filme, produzindo 29 mil fotogramas pintados. Cada pintura era exaustivamente trabalhada por Petrov até chegar ao resultado desejado.
O romance O Velho e o Mar foi escrito em Cuba, em 1951, e publicado em 1952. É o título mais conhecida do escritor. Conta a história de um velho pescador que luta com um gigante peixe-espada em alto mar. Mas vai muito além disso. O Velho e o Mar é uma história de persistência de um personagem que está em luta consigo mesmo.
Apesar de ter tido apreciações críticas muito divergentes, é uma obra que permanece e uma referência entre os livros de Hemingway, que recebeu o Nobel de Literatura de 1954. Na foto do post, acima, ao centro, Alexander Petrov.

2 comentários:

  1. Não conhecia. Este filme é fabuloso. Boa dica.

    ResponderExcluir
  2. É emocinante ver esse grande artista ilustrando essa incrivel história. quando olho para essa imagem algo diferente acontece dentro de mim. Deu até vontade de essistir outra vez o filme.

    ResponderExcluir