terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Floripa terá festival de filmes de turismo

É hoje na Assembleia Legislativa a partir das 17 horas o lançamento do Tour Film Brazil, um dos braços do Comité International des Festivals du Film Touristique (Cifft). O comitê existe desde 1989. É formado por membros do Festival de Filmes de Turismo de Viena, que reúne 12 festivais, realizados na Alemanha, Polônia, Áustria, Portugal, EUA, Sérvia, República Tcheca, Romênia.
O Tour Film Brazil de Florianópolis será o único festival credenciado pelo Cifft na América Latina. Está agendado para ocorrer entre 6 e 9 de maio de 2010 no Teatro Pedro Ivo, UFSC, Assembleia Legislativa e Costão no Santinho. Durante o festival, haverá exibições abertas ao público dos filmes selecionados e de vencedores de outros festivais do mundo.
A programação inclui shows, atividades culturais, oficinas e workshops com profissionais europeus e também da América Latina, cuja temática são os efeitos e resultados dos filmes de turismo. As inscrições para participar do festival poderão ser feitas em www.tourfilmbrazil.com a partir de hoje até 30 de abril. Até ontem à noite o site não estava no ar.
Os filmes poderão concorrer nas categorias destinos turísticos, turismo de natureza e ecologia, turismo de aventura e esportes radicais, turismo esportivo, turismo náutico, hotelaria, gastronomia e enologia, pessoas, culturas e tradições, turismo religioso, parques temáticos, transportes para turismo (cias aéreas, marítimas, etc), turismo de animação.
Um júri internacional, escolherá os melhores filmes que serão premiados em cada categoria, além do melhor filme de Santa Catarina e o melhor filme brasileiro, havendo uma categoria especial, Jovens Talentos, destinada a premiar filmes produzidos por alunos de faculdades de turismo.

5 comentários:

  1. com uma foto destas você quer que alguém leia alguma coisa?!

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, blogueiro, isso não é festival de cinema, isso é festival de publicidade.

    ResponderExcluir
  3. Também acho. Você devia se focar mais no cinema e ir além das notícias. Poderia tentar escrever críticas ou resenhas. É a única razão que vejo para se manter um blog hoje em dia. Fazer jornalismo em blog, de qualquer tipo que seja, é reproduzir o mesmo discurso dos grandes meios. Com esse turbilhão de informações precisamos mais do que nunca de pessoas que saibam escolher, interpretar e formar opinião. Você devia investir mais nisso.

    ResponderExcluir
  4. Não imaginava que este post despretensioso pudesse suscitar tantos comentários. E todos anônimos. Mas não me incomodo com o anominato e considero que o importante é a ideía em si e não o nome do autor.
    Primeiro devo dizer este preconceito do cinema com a publicidade é uma pedra no meio do caminho. Na verdade, a publicidade brasileira está muito além do nosso cinema e o setor cinematográfico tem muito que aprender com a propaganda. De todo modo, um festival de filmes de turismo pode trazer benefícios para o setor do audiovisual da Capital. É claro que temos que estar com os olhos bem abertos, porque o que não falta é aventureiro disposto a levar vantagem.
    Também acredito que devo escrever mais crítica de cinema do que noticiar, mas me falta tempo ou coragem, talvez. Enfim, vou retormar esta proposição reflexiva que faz parte do projeto inicial do blog, muito embora a reflexão possa estar até mesmo na escolha de uma foto para ilustrar um post. Vou continuar a publicar notícias do cinema de Florianópolis. Até porque temos esta necessidade. No caso deste post em particular, por exemplo, devo registrar que os principais jornais não deram uma linha sequer sobre o assunto. Não se preocuparam em fazer uma boa matéria já que este festival é lançado sem a menor consistência de informações e propostas. Nem o site está ainda no ar. Mas vou torcer para que este festival entre no calendário da cidade, gere emprego e renda e que dê mais um impulso para a indústria do audiovisual.
    Bem, para terminar, e para quem me pede a crítica, meu próximo post é uma leitura sobre o filme Avatar, de James Cameron. Obrigadíssimo pelos comentários.

    ResponderExcluir