segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Machuca em cartaz no Sesc Prainha

O Sesc da Prainha exibe de amanhã a domingo, seis filmes produzidos no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, que são contemporâneos, mas já se tornaram clássicos da cinematografia latino americana. Vale a pena conferir a Mostra ABC de Cinema.
A abertura é amanhã, com Machuca (foto), de Andrés Wood. Por curiosidade, é interessante observar que este filme forma uma trilogia casual junto com outros dois longas. Embora os diretores não estivessem em contato, abordaram na mesma época a ditatura em seus países através do olhar de crianças. O período abordado é o início dos anos 70.
Machuca (2004) mostra a visão de dois garotos, um rico e outro pobre, sobre o conturbado Chile entre o final do governo de Salvador Allende e o início da ditadura de Augusto Pinochet. Os meninos vivem uma amizade cheia de descobertas da adolescência, que ocorre em paralelo ao clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na época.
O argentino Kamchatka (2002), de Marcelo Piñeyro, narra as memórias de um garoto que se vê obrigado a abandonar sua rotina e ir para uma fazenda durante o exílio de seus pais na época da ditadura.
O brasileiro O ano que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburguer, é o terceiro título desta trilogia. Em 1970, no auge do regime militar e sob o governo do general Médici e o tricampeonato mundial de futebol, os pais são obrigados a deixar o filho, um garoto, para fugir da perseguição política.
A sessões são sempre às 20 horas e a entrada é gratuita. Exibição em DVD. Travessa Syriaco Atherino, 100, Prainha, Centro, Florianópolis, fone (48) 3229-2208 e 3229-2209.

Terça, 19
Machuca (Chile, Espanha, Reino Unido, França, 2004), de Andrés Wood

Quarta, 20
Lavoura Arcaica (Brasil, 2001), de Luiz Fernando Carvalho

Quinta, 21
Clube da Lua (Argentina, Espanha, 2004), de Juan José Campanella

Sexta, 22
Árido Movie (Brasil, 2005), de Lírio Ferreira.

Sábado, 23
Whisky (Uruguai, 2004), de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

Domingo, 24
Uma Avenida Chamada Brasil (Brasil, 1989), de Octávio Bezerra

Um comentário:

  1. ótimos filmes, já vi a maioria mas vou me agendar para vê-los de novo. hehe

    recomendo a todos esses filmes.

    ResponderExcluir