quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"Um pãozinho quente todo dia"

No aniversário de um mês do blog, Fifo Lima concede entrevista exclusivíssima sobre os primeiros 30 dias. Na imagem, o blogueiro com os filhos, Victor e Júlia, na praia da Atalaia, em Itajaí. A foto foi feita pelo sobrinho e afilhado, Artur Laureano de Lima. Tudo em família.

Cine Luz: E o blog?
Fifo Lima: Tá legal.
Cine Luz: Como assim, legal, ninguém comenta nada. Você escreve prá quem, tchê?
Fifo: De certa maneira escrevo pra mim.
Cine Luz: Mas convenhamos que para escrever para si não há necessidade de um blog, não é?
Fifo: Bem, digamos que eu não esteja tão solitário assim. Em um mês houve mil acessos, 30 por dia. Isto representa um universo de 50 a 60 leitores, mas trata-se de um gueto.
Cine Luz: Não é um exagero publicar um post por dia?
Fifo: Pode ser, mas para mim blog é que nem padaria, é preciso servir um pãozinho quente todo dia.
Cine Luz: Mas há tantos filmes assim sendo produzidos no Estado pra justificar a existência de um blog?
Fifo: Não são só os filmes que geram posts, mas os editais, mostras, festivais. Ou a abertura de inscrições para uma oficina, um produtor à procura de atores ou figurantes, um personagem. E embora o cinema catarina seja o foco, o assunto não é só esse. Tem sido postados curtas selecionados, de qualquer nacionalidade, para uma espécie de sessão Cine Luz.
Cine Luz: Sim, e os filmes produzidos na Santa e Bela?
Fifo: Os filmes são o que há de mais importante, mas a produção está concentrada em Florianópolis. Recentemente a Letícia Cardoso e o Pedro MC lançaram Entrelinhas. Na Mostra do Funcine 20 anos, que ocorre esta semana, há duas pré-estreias, Sereia, de Yannet Briggler e ET- Emissário da Terra, de Rafael Schlichting e Cláudia Cárdenas. Todos produzidos com recursos do edital Armando Carrreirão, do Funcine. Há ainda outro lançamento para breve, Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras, do Edital de Cinema do Estado (ex-prêmio Cinemateca).
Cine Luz: E falando em edital de cinema, você não acha que o blogueiro é condescendente com os produtores do Estado? E os inadimplentes do prêmio estadual?
Fifo: Há uma lista sim para cobrança judicial. Um dos proponentes de um projeto vencedor, que recebeu parte do prêmio e não realizou o filme, diz que vai devolver o dinheiro. É preciso ter cuidado com este tipo de informação, mas a lista será publicada no blog.
Cine Luz: Você não acha um exagero falar em cinematografia catarinense?
Fifo: Não. Acho que a partir do final dos anos 80 foi iniciada uma onda produtiva regular que agora começa a criar ramificações de linguagem.
Cine Luz: Que ramificações?
Fifo: Linguagem cinematográfica original.
Cine Luz: Como assim?
Fifo: Na produção recentíssima, da última safra, digamos assim, há exemplares de vigor de linguagem, de gramática própria, como é o caso de Sistema de Animação, de Alan Langdon e Guilherme Ledoux, Cruz e Souza - A volta de um desterrado, de Rafael Schlichting e Cláudia Cárdenas e Paisagem Urbana, de Pedro MC, só para citar alguns.
Cine Luz: São três documentários.
Fifo: Essa delimitação é uma camisa de força.
Cine Luz: Por que?
Fifo Lima: Porque cinema é arte e arte é ficção.
Cine Luz: E a crítica, a reflexão, anunciada na linha de descrição do blog?
Fifo: A crítica estabelece uma relação de amor e ódio e ela precisa ser sedimentada, lentamente. Mas já publiquei aqui uma leitura crítica do filme Entrelinhas, do Pedro e da Letícia. A crítica é um ponto de vista, um ponto de partida para o debate. Criticar é aprender com o filme.

4 comentários:

  1. Fifo,

    No silêncio, olhos atentos há.
    Teu espaço é fundamental.
    Vida longa!
    Marco Stroisch.

    ResponderExcluir
  2. A entrevista ficou legal, só falta agora você publicar a lista dos que estão em dia com o prêmio Cinemateca. Tâmo esperando, blogueiro, promessa é dívida.

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer, os que estão em dia e principalmente os que não estão.

    ResponderExcluir