sábado, 5 de setembro de 2009

Jean Claude Bernardet vem aí

Tomara que a informação seja confirmada: Jean Claude Bernadet, um dos principais estudiosos de cinema do Brasil, participará da 3ª Semana de Cinema da UFSC, que ocorre de 9 a 14 de novembro, mas o programa ainda não está finalizado.
Jean Claude viria para a exibição de Filmefobia, de Kiko Goifman. O longa foi o grande vencedor do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado em novembro de 2008. Jean Claude é ator do filme, que levou cinco Candangos no festival. Eu estava lá e cobri para o Diário Catarinense.
A principal idéia do diretor da ficção, que acontece dentro do filme, é que a única imagem autêntica é a de um ser humano em contato com a sua própria fobia. Jean Claude atua no longa como o diretor de um documentário que explora os limites psicológicos, contrapondo a fobia das pessoas com situações violentas.
O filme rompe com os limites entre gêneros. Participou de festivais tanto como ficção como documentário. Para Jean Claude, Filmefobia não pertence nem ao documentário e nem à ficção e defende a idéia de "autoficção”.
Jean Claude argumenta que qualquer relato de história de vida implica moldar a vida, conforme a sintaxe, o vocabulário e as estruturas narrativas disponíveis. "Neste sentido, qualquer autobiografia totalmente verídica e sincera é pura ficção", escreve o mestre em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário