segunda-feira, 14 de junho de 2010

Edital de Cinema não será lançado no FAM

Cheguei do FAM ainda há pouco e liguei a tevê para assistir ao Estúdio Santa Catarina. Ao final da matéria sobre o festival, a apresentadora Camille Reis anunciou o lançamento do Edital Catarinense de Cinema 2010 para quinta-feira, conforme estava previsto na programação, mas ao que tudo indica o principal prêmio do cinema no Estado não será lançado.
Após a sessão do longa da noite de ontem, na assessoria de imprensa do FAM, soube que o secretário de esporte, cultura e turismo, Valdir Walendowsky, havia cancelado o lançamento. Liguei para a Sofia Mafalda, presidente da Cinemateca, e ela confirmou que realmente o edital não será lançado durante o festival.
Não sei o que os produtores de cinema pensam sobre este fato, mas o edital deve ser lançado anualmente no FAM. Este é um ponto de honra. Até para termos uma data para cumprirmos a nossa liturgia anual de cobrar a realização do prêmio.
Bem, mais uma coisa: durante esta semana, conversei com dois vencedores da edição do prêmio 2009, cujo resultado foi divulgado recentemente. Também em relação ao edital do ano passado o governo não está cumprindo com as datas de pagamento da primeira parcela.
O único alento nesta história toda é que as eleições se aproximam e será possível acreditar novamente que teremos um governo decente com a cultura.

Um comentário:

  1. Com muita surpresa ouvi na TV a notícia do lançamento do Edital. Lamentável que era um engano. No último ano, durante o lançamento, foi lembrado que o Edital de Cinema é lei e daí a obrigação do Estado em lança-lo anualmente. E agora? Não cumprir a lei é crime?

    ResponderExcluir