quinta-feira, 25 de março de 2010

Editais, filmes e foguetórios

Na noite de ontem, quarta-feira, foi lançado na Casa da Memória o edital do Funcine com mais um prêmio. O edital estadual, de 2009, deve ter o resultado divulgado no dia 26 de abril e o de 2010 deve ser lançado entre junho e julho. Nossos dois principais festivais de cinema, o FAM e a Mostra de Cinema Infantil, estão com as inscrições abertas.
No lançamento do edital do Funcine, houve a pré-estreia de Dito Isso, de Denise Bendiner, realizado com recursos do prêmio. Hoje tem sessão de Espírito de Porco no Museu Victor Meirelles, e exibição de Maciço, de Pedro MC, na Embaixada Copa Lord, no Mont Serrat. Os dois filmes são originários do edital estadual de Cinema (Prêmio Cinemateca).
No Mont Serrat, na noite de hoje, ocorre também o lançamento do Cine Maciço, do projeto Cine Mais Cultura, do MinC, em parceria com a Cinemateca Catarinense , Funcine, Fundação Franklin Cascaes e Centro Cultural Escrava Anastácia, mais apoio da Embaixada Copa Lord e Central Única das Favelas.
Em Itajaí, Diego Lara lança o curta-metragem Semivida, no auditório do Porto de Itajaí, em duas sessões. O filme foi realizado com apoio da lei municipal de incentivo à cultura, com patrocínio do Porto de Itajaí. Desculpem a narrativa laudatória, demasiadamente informativa e melancólica, embora haja motivos para celebrar.
A foto do foguetório foi feita da minha janela noutro dia qualquer e serve para comemorar o bom momento, pelo menos sob o ponto de vista de lançamentos de editais e da abertura do Cine Maciço. Agora é torcer para que os editais resultem numa produção representativa.

2 comentários:

  1. Mas é mesmo para comemorar, já disse pro Dauro, pra Kátia, serve pro Chico e pra Luiza também para o Pedro e todos os colegas guerrilheiros do audiovisual catarina: essa pauta tá pipocando faz é tempo. Santa Catarina gestou e agora dá a luz. É a nossa cena, a nossa vez!

    ResponderExcluir
  2. Ae Fifo! Obrigado pela lembrança e vamos que vamos! Grande abraço!

    ResponderExcluir