quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Filmes de qualidade não atraem público

Com 95 poltronas, mas com apenas 20 lugares ocupados, começou ontem à noite no Teatro da Ubro o 2º Festival do Júri Popular. O público foi um fracasso, mas a filmografia exibida no primeiro dia comprova que o cinema brasileiro produzido atualmente tem pelo menos capacidade narrativa.
O surpreendente pelo lado negativo é a ausência do público, mesmo em se tratando de um teatro localizado no centro da cidade, com poltronas confortáveis e equipado com ar condicionado para estes dias quentes de verão. O som também estava bom, mas a tela apresentou algumas amassaduras que criaram pequenas sombras.
Pessoalmente, estava curioso para ver De volta ao quarto 666, do gaúcho Gustavo Spolidoro, um documentário com Wim Wenders, mas sai da sessão mais impressionado com a ficção O teu sorriso, de Pedro Freire, do Rio, e com a animação O divino, de repente, de Fábio Yamaji, de São Paulo. Também gostei de A guerra de Arturo, dos paulistas Júlio Taubkin e Pedro Arantes. Tenho impressão que este foi o filme que ganhou a unanimidade do público.
O festival vai até domingo. As sessões ocorrem diariamente, às 19h30, com exceção de sexta, às 17h. A entrada é gratuita. Dos 370 curtas-metragens inscritos de vários estados brasileiros foram selecionados 43 para a Mostra Competitiva, que está dividida em seis programas de 1h30min cada.
Quem escolhe os melhores filmes é o público. A programação completa pode ser acessada no site da Cinemateca Catarinense. Para o festival não foi selecionado nenhum filme de Santa Catarina. Bem, é preciso dizer que já faz algum tempo que não se ouve sinais de visibilidade do cinema catarinense, que se tornou um negócio obtuso e invisível. É claro que há raríssimas excessões.
Na foto do post acima, imagem do filme carioca Sobe, Sofia, de André Mielnik, que a estudante de cinema Mariana Coelho disse na sessão de ontem que está curiosa para assistir.

Um comentário:

  1. Acho que é normal. O festival tem pouco apelo e não foi muito divulgado. O público espontâneo para esse tipo de evento é baixo.

    ResponderExcluir