terça-feira, 3 de novembro de 2009

Especialista em cinema italiano na UFSC

Alex Calheiros, estudioso do cinema italiano, é um dos convidados no 2º Café Filosófico & Literário da UFSC, que ocorre hoje, amanhã e quinta (3 a 5). Alex defendeu a tese de doutorado Viagem à Itália: ensaio sobre a formação do cinema neo-realista italiano sob a orientação da professora Marilena Chauí, na USP. Publicou em colaboração com Mariarosaria Fabris, Rossellini do Cinema e da Televisão (3 vol.) e com Mariarosaria Fabris e Carlos Augusto Machado Calil, Esplendor de Visconti.
Atualmente é professor de ética e filosofia política da UnB e pesquisador do pensamento político italiano, especialmente Gramsci, e da teoria e história do cinema italiano, especialmente Pasolini. Desenvolve projeto de tradução das peças teatrais de Pasolini - já traduziu Orgia e Pilade, a ser encenada pelo grupo Teatro de Narradores de São Paulo em 2010. É co-organizador com o departamento de filosofia da USP do ciclo Figuras do Filósofo – série de palestras e exibição de filmes, que irá terminar em 2010 com uma mostra especial no CineUSP Paulo Emílio.
A programação completa do 2º Café Filosófico & Literário da UFSC pode ser conferida no site da Cinemateca Catarinense. Na foto, imagem do longa Saló, de Pier Paolo Pasolini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário