sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Breve reflexão sobre uma campanha

Durante 30 dias, este blogueiro que vos fala e a Mariana Coelho, estudante de cinema na UFSC e de publicidade na Univali, trabalhamos na campanha de lançamento do filme Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras, em Florianópolis. O projeto foi proposto pela Mariana e consistia em um marketing limpo, sem uso de papel. Toda divulgação foi feita pela internet
Foram criados um blog, comunidade e perfil no Orkut. O blog, com uma enquete sobre o doc e textos dos profissionais da produção do filme, ajudou a criar o desejo de ver Espírito de Porco. Houve repercussão na imprensa. O resultado foram quatro sessões na Fundação Cultural Badesc, sempre com um bom número de espectadores e debates, às vezes, acalorados. Mas não é só isso. Houve a participação de um público variado, que foi além do gueto do cinema e de pessoas ligadas à proteção dos animais ou à ecologia.
Certamente foi alcançada uma amplitude para Espírito de Porco que continuará dando frutos, mas também por mérito do filme. Eu e a Mariana agradecemos ao Chico e ao Dauro pela oportunidade de fazermos a experiência. Foi produtiva e enriquecedora. Nós já sabíamos, mas agora ficou bastante claro que é necessário fazer um trabalho eficiente para lançar um filme, para evitar uma carreira breve e unicamente o destino do DVD.

3 comentários:

  1. Parabéns pessoal, a proposta de fazer uma campanha sem o uso do papel é fantástica!!!
    Bob Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço, meus caros. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A experiência com Espírito de Porco foi muito bacana.
    Fifo, você resumiu a ideia do projeto perfeitamente, tentar criar uma relação maior do público com filmes catarinenses.
    Trabalhar com você, foi no mínimo interessante, além do grande aprendizado.

    ResponderExcluir