quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bandeira, O Poeta do Castelo

Já gostava imensamente da poesia de Manuel Bandeira quando assisti, há algum tempo, O Poeta do Castelo, um documentário de apenas dez minutos realizado por Joaquim Pedro de Andrade em 1959. Na época, o diretor, com pouco mais de 25 anos de idade, e acompanhado de Domingos de Oliveira e Mário Carneiro, todos na mesma faixa etária, produziu um artefato da cinematografia brasileira.
Revi o filme algumas vezes e sempre fico surpreendido com o poeta, que desempenha com paciência o seu próprio cotidiano diante da câmera de Mário Carneiro. O doc é de uma simplicidade arrebatadora. Anos depois de ter visto o filme, me deparei com um texto igualmente brilhante e exato sobre O Poeta do Castelo, escrito por João Moreira Salles no livro Filmes, da Publifolha.
O curta é "um dos segredos mais bem guardados do cinema brasileiro" e agora vai ser exibido ao grande público no programa CurtaDoc, realizado pela produtora Contraponto para o SESC TV, a partir do dia 27 de outubro. Tanto o filme como o texto de Moreira Salles são duas jóias. Na imagem acima, Bandeira fotografado por Joaquim Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário