quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pelos corredores do hospital psiquiátrico

Vencedor do Prêmio Funcine, o documentário Entrelinhas, de Letícia Cardoso e Pedro MC, e com montagem de Yannet Briggiler, estreia dia 4 de setembro na Fundação Cultural Badesc. O foco da narrativa é o diálogo da equipe de produção com o imaginário de pacientes internados no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Penitenciária de Florianópolis.
Haverá duas sessões, a primeira às 19h, seguida de um debate com os convidados José Geraldo Couto, crítico de cinema da Folha de S.Paulo, e Maria Cristina Riesinger Pereira, médica, picoterapeuta junguiana e antropóloga. A segunda sessão será às 21h, ambas com entrada livre.
Para realizar o doc, Letícia e Pedro frequentaram o hospital entre o final de 2008 e junho de 2009, capturando cerca de 25 horas de material bruto. O dispositivo de filmagem foi baseado num conceito definido por Freud como "atenção flutuante", que consiste numa escuta sem preocupação imediata com o que poderá ser retido da conversa.
Dessa forma, os diretores se colocaram numa situação de aleatoriedade desejada, sem entrevista pré-marcada e abrindo espaço à espontaneidade das falas. Considerados esquizofrênicos, os próprios pacientes/personagens abordavam a equipe, e quatro deles se destacaram pela intenção e intensidade das conversas.
Letícia Cardoso e Pedro MC pesquisaram também o trabalho da médica psiquiatra brasileira Nise da Silveira (1906-1999), que rompeu com as formas agressivas de tratamento do doente mental no país, sugerindo religação de vínculos com a realidade por meio da expressão simbólica e a criatividade.
Para a edição, os realizadores dividiram a tela em planos que não ficam necessariamente em sincronia, brincando com a simultaneidade no tempo dos acontecimentos. As linhas que separam os planos sugerem dicotomias, inter-relações de antíteses sonoras, e contrastes entre o cárcere e a liberdade.

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber onde posso encontrar este documentário. Estou fazendo um trabalho em hospitais psiquiátricos e seria legal assisti-lo para complementar a minha pesquisa. Caso saiba me dizer, favor responder à lygia.esper@yahoo.com.br
    Obrigada

    Lygia

    ResponderExcluir
  2. Lygia, conversei com o diretor PedroMC e ele vai entrar em contato com você, de qualquer modo o e-mail do filme é entrelinhas.doc@gmail.com. Boa sorte.

    ResponderExcluir