quinta-feira, 8 de março de 2012

Números do 1º FAÇA confirmam bom momento


De 177 inscritos, foram selecionados 31 curtas para concorrer a troféus e a R$ 20 mil reais de premiação em dinheiro no 1º FAÇA - Festival Audiovisual Catarinense, que ocorre em abril em Lages (de 12 a 14), Blumenau (de 19 a 21) e Florianópolis (de 26 a 29). São 17 ficções, 9 documentários e 5 animações disputando os prêmios das quatro categorias, incluindo o Júri Popular.
Florianópolis permanece como o maior polo produtor, mas é importante destacar que pequenos municípios, como Irineópolis e Ilha Redonda tiveram filmes selecionados, além de produções de catarinenses realizadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).
Serão contempladas quatro categorias, cada uma delas com um prêmio de R$ 5.000,00: Melhor Ficção, Melhor Animação, e Melhor Documentário, eleitos pelo Júri Oficial, e o melhor curta eleito pelo Júri Popular. A curadoria foi integrada por Fernando Boppré, Guto Lima e Lucian Chaussard , todos de Santa Catarina e com reconhecida experiência em cinema.
Embora as inscrições estivessem abertas para filmes realizados em qualquer período, mais de 80% dos títulos selecionados foram produzidos nos últimos cinco anos. É importante observar que o número de inscritos demonstra que o Estado produz um curta por semana. Mas das produções inscritas há 19 finalizadas entre janeiro e fevereiro de 2012, o que dá uma média de pelo menos dois curtas por semana feitos no Estado.
Mais informações em www.faca.art.br. Na imagem do post, o curta Máscara Negra, de Rene Brasil, um dos selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário