quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cinemateca vai lançar calendário de festivais


A Cinemateca Catarinense e o diretor André Gevaerd iniciaram no final do ano passado um processo de organização das datas dos festivais realizados em Santa Catarina. O calendário está sendo finalizado por Gabi Bresola, secretária executiva da Cinemateca e deve ser publicado no começo da próxima semana.
A maioria das datas já está fechada e a intenção principal é trabalhar para que os festivais não ocorram simultaneamente. A agenda começa em abril, mas é importante lembrar que em março será realizada a Maratona Cultural, e em novembro, a Semana Ousada. Em ambos também há programação de cinema.
Em 21 de março será lançado o Edital do Funcine e o setor está trabalhando também para que seja fixada uma data de lançamento anual do Edital Catarinense de Cinema (Prêmio Cinemateca), realizado pelo governo do Estado, que sempre teve datas diversas de lançamento.
O Estado tem hoje 15 festivais de cinema, dois deles estão sendo lançados este ano, o Festival Audiovisual Catarinense – FAÇA e o Festival de Blumenau. O crescimento de festivais no Estado foi de 50% nos dois últimos anos. Para abril, só que de 2013, está prevista a volta do Catarina Doc, voltado para o documentário catarinense que foi realizado em duas edições, uma em Balneário Camboriú e outra em Itajaí. Não entrou na lista ainda, o Tourfilm Brazil.
No calendário, vai ser possível perceber também que a Semana de Cinema da UFSC teve sua data alterada. Normalmente era realizada em outubro e novembro e agora passa a ocorrer em maio. Uma das razões para a mudança é que os convidados - boa parte provenientes de outros estados -, já estavam com agenda cheia no final do ano e não podiam vir para Santa Catarina.
Para novembro, está previsto o 2º Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual. A Cinemateca também já está pensando em 2013 e abriu um cadastro de datas de eventos ligados ao cinema que pode ser encaminhado para o e-mail contato@cinematecacatarinense.org, fone (48) 3224-1739.
Na imagem do post, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, na Fundação Cultural Badesc, durante do 13º Catavídeo, em novembro de 2011. Foto de Karine Joulie

FESTIVAIS

1º FAÇA
CineramaBC
Festival de Cinema de Blumenau
2ª Mostra de Cinema Infantojuvenil de Blumenau
Mostra Cinemateca 26 Anos
6ª Semana de Cinema da UFSC
16º FAM
11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Mostra.Doc
4º Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba
Mostra A Caverna
14º Catavídeo
4ª Mostra Cinevídeo
4ª Mostra Ó o Doc Aí
Mostra Cinema e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário