sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cinemateca e Funcine lançam revista


Para estimular a escrita sobre cinema em Santa Catarina, a Cinemateca Catarinense e o Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis lançam na quarta-feira, dia 21, às 19h, no Cineclube Ieda Beck, a revista Lado C. A publicação será trimestral. Na mesma noite ocorre a última sessão do ano do cineclube que a partir de 2012 será itinerante. Haverá pré-estreia de “Bar Canto do Noel”, de Fernanda do Canto, e exibição de “Cerveja Falada”, de Demétrio Panarotto, Guto Lima e Luiz H. Cudo, e “Através do Samba”, de Márcia R. de Oliveira.
Com edição de Dennis Radünz e conselho editoral formado por Cláudia Cárdenas, Flávia Person, Natália Poli e Ricardo Weshenfelder, a proposição de Lado C é atingir públicos distintos, interessados tanto em matérias informativas quanto em ensaios visuais e artigos acadêmicos, fomentando o conhecimento, a reflexão e o senso crítico sobre temas pertinentes como mercado, políticas públicas, linguagem, memória, estética e cineclubismo
No texto “Memórias além da verdade/mentira”, Marina Moros e Antônio Carlos Santos discursam sobre “Canções”, último filme de Eduardo Coutinho, e em "Todo filme é um filme-limite", entrevista concedida a Adriane Canan, Fábio Brüggemann, Flávia Person e Iur Gomez, o diretor João Moreira Salles fala sobre suas “perdições e procuras”. Coutinho e Moreira Salles estiveram em outubro na 5ª Semana de Cinema da UFSC.
Em “Intenção e Movimento”, Pedro MC faz uma reflexão sobre “Memórias de Passagem”, último curta de Marco Stroisch. A diretora Maria Emília de Azevedo participa de uma entrevista em que ela é sabatinada por um grupo de nove realizadores de cinema sobre seu curta “Mulher Azul”, após uma sessão no Cine Pitangueira. Fausto Douglas Correa Júnior revê “Via Crucis”, filme de 1972, de Deborah Cardoso Duarte e Nelson dos Santos Machado, produzido pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSC. Em “Cosmologia new-age”, Ricardo Weschenfelder escreve sobre “A Árvore da Vida”, filme de Terrence Malick detentor da Palma de Ouro 2001.
O assunto de Cláudia Cárdenas é “Ex Isto”, longa de Cao Guimarães e na Sessão Meia Rampa, a revista Lado C publica uma série de cartazes criados por artistas sobre filmes que não existem. A exposição ocorreu em junho de 2011 durante o 15º Festival Audiovisual Mercosul.
A arte da revista é de Ayrton Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário