quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Zé do Caixão abre 13º Catavídeo


Ao chegar aos 13 anos de existência, o Catavídeo - Mostra de Vídeos Catarinenses saúda todo misticismo em torno do número e traz o cineasta José Mojica Marins para abrir a 13ª edição.
Célebre por personificar o mais popular personagem do terror brasileiro - o coveiro Zé do Caixão -, Mojica é o convidado especial para a abertura, que ocorre no dia 5 de novembro, uma noite de sábado, na Fundação Cultural Badesc.
Depois da exibição de seu último filme, Encarnação do Demônio, que fecha a trilogia iniciada em 1964 com À Meia-Noite Levarei sua Alma, Mojica conversa com o público de Santa Catarina sobre o “terror” no cinema brasileiro.
Na linha mística do 13, o Catavídeo vai realizar também o lançamento em Santa Catarina de A Noite do Chupa Cabras, com a presença do diretor capixaba Rodrigo Aragão. O longa tem como um dos atores principais o catarinense Petter Baiestorf, da Canibal Filmes.
Petter também é um dos convidados especiais para a mesa “Filmes: faça do seu jeito”. No mesmo debate, participa Saulo Popov, do produtora Conjuração Trash, cujo lema é o “Porque o cinema não precisa ser caro, nem o Trash precisa ser lixo”, e Gurcius Gewdner, da Bulhorgia Filmes,
Para a Mostra de Vídeos Catarinenses deste ano houve mais de 60 títulos inscritos, o que demonstra, que há em média pelo menos a produção de um curta por semana no Estado.
Em breve também serão abertas as inscrições para as oficinas, todas gratuitas. Já há três confirmadas: Maquiagem e Efeitos Especiais, com Rodrigo Aragão e Mayara Alarcón, Cineclubismo, com Reno Caramori, e Cultura Digital, com Thiago Skárnio.
O Catavídeo é uma realização da Alquimídia.ORG e do Fundo Municipal de Cinema, em parceria com a Cinemateca Catarinense, Fundação Cultural Badesc e SESC de Santa Catarina. A produção do evento é assinada pela Exato Segundo Produções Artísticas e tem o apoio da JG Cópias, Fundação Franklin Cascaes, site GuiaFloripa, site CineCultFloripa. Site Sarcático.com.br e Museu da Imagem e do Som (MIS).
Em breve a programação completa poderá ser conferida no site www.catavideo.org.

O quê: 13º Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses
Quando: Abertura 5 de novembro, às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Outubro Preto, 216. Centro, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário