quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário é peça de marketing

Há uma centena de maneiras de se filmar os lixões e seus personagens. A mais deprimente delas é usar as pessoas e seus dramas pessoais para se autopromover. É o caso do documentário Lixo Extraordinário, um filme que acumula uma carreira de prêmios, críticas elogiosas e a indicação ao Oscar deste ano na categoria documentário. Filmado ao longo de quase três anos, o longa acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.
O narrador é o próprio Vik, pintado como uma espécie de protetor dos menos favorecidos do lixão. Nascido em São Paulo em uma família humilde, ele é, atualmente, o artista plástico brasileiro de maior sucesso no exterior. Produz uma arte feita a partir do lixo e suas obras ilustraram a abertura da novela Passione, da Rede Globo. Fui assistir ao filme embalado pela avalanche de críticas positivas, mas já devia ter aprendido com Nelson Rodrigues que toda unanimidade é burra. O documentário é dirigido por Lucy Walker.
Lixo Extraordinário não é um filme de diretor, mas um filme de produtor, afinado com a idéia de enaltecer o artista. Com este objetivo, Vik usa Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, presidente da associação de catadores do Aterro de Gramacho, como personagem principal. A escolha foi uma forma de dar força dramática de ficção ao documentário. Tião é retratado numa obra de Vik como o revolucionário Marat, pintado por David. A tela é usada no cartaz do documentário. Parte do valor da venda dos quadros produzidos ao durante a produção do filme foi revertida para a associação de catadores de Gramacho.
Um detalhe que impressiona no filme é o caráter asséptico. Mesmo rodado em um lixão, a estética é de limpeza. Os cinco personagens selecionados entre os 2,5 mil catadores para uma posição de destaque são jovens e bonitos. Lixo Extraordinário é uma fraude, uma zombaria e faz parte dos filmes brasileiros que obtém sucesso no exterior explorando a miséria brasileira.
Lixo Extraordinário é um exemplar refinado da Cosmética da Fome, termo cunhado pela pesquisadora de cinema Ivana Bentes para demonstrar como alguns diretores tem retomado temas do Cinema Novo - como a miséria e violência -, mas em vez de refletir sobre o problema, tratam a questão de forma paternalista, conformista e piegas.

6 comentários:

  1. Muito bom, boa visão da obra. Não vou ver esse filme. Sempre haverão os falsos heróis que se utilizam dos outros para se promover.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da coragem. Se puder, vou assistir para refletir um pouco mais a partir desse belo texto...

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, Fifo... eu e Sansara entramos na sessao otimistas (alias, confesso: ela, pois eu havia visto o trailer e havia cheirado algo de estranho)... e saimos pasmos e ate meio irados com o filme, e pasmos com o publico aplaudindo e achando tudo lindo. Gostei da tua critica, que bom que alguem esta escrevendo algo de critico sobre esse Lixo, pois ta tod mundo em coro achando o filme uma coisa linda e louvavel. Nao sou contra o Vik, nao o conheco, embora ache o ytrabalho dele repetitivo e formulaico. Mas o que nao gostei foi o filme, e como eu disse no FB: O documentario pilantropico Lixo Extraordinario tem algo que fede, e nao eh o lixo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Acho que vc erra em reafirmar o préconceito de que todo catador de MATERIAIS RECICLÁVEIS é feio,drogado,velho e analfabeto. Antes de disseminar uma idéia tão absurda, vc deveria visitar a ACAMJG e o Aterro de Gramacho lá com certeza vc vai perceber que a média de idade dos catadores é de 35 anos e que Tião e os demais selecionados não são nem de perto os mais jovens ou bonitos,se em algum momento o filme apela para a sensibilidade do público qual o problema?? É bom viver em um pais em que as pessoas ainda são capazes de se emocionar com o absurdo que é a existência de Gramacho,Bom me apresentando sou catadora jovem bem mais bonita que o Tião,não sou analfabeta ... sim impressionante !!!!! eu sei ler acessar internet escrever !!!!! Até penso sozinha!!!! Qual o valor de "Lixo Extraordinário??? Trazer as mesas de discussões e aos formadores de opniões sem conhecimento de causa como vc a necessidade de criações de politicas públicas para inclusão social não só do Tião,Zumbi ou euzinha mas cerca de 2.500 pessoas jovens bonitas,que por falta de opção se tornaram catadores e hoje que temos um mercado forte de reciclagem o governo do RJ que privatizar a coleta seletiva. Isso sim é um lixo ,isso sim é um absurdo e uma covardia.
    P.S Escrevi sozinha..... ah eu sou aquela que na cena da manifestação(cena do filme) ao ser convocada pra fazer greve de fome digo que td bem mas que irei almoçar ao meio dia ....rsrs

    Glória

    ResponderExcluir
  5. Toda obra autoral é autopromocional, seja um filme ou um blog sobre cinema. Até um pastel de feira, pela ótica do pasteleiro, é autopromocional.

    ResponderExcluir
  6. Alan, Fifo: Vik Muniz tb tornou-se um lixo; honra o nome. Antes era médio, agora virou isso.

    ResponderExcluir