quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Meu pai, faroestes e Nelson Gonçalves

Meu pai morreu jovem, com 40 anos. Eu tinha apenas 13. Descobri o cinema com ele. Seu Calixto Lima era fã do Western Spaghetti, que ele chamava de farwest. Tinha uma devoção pelo ator Giuliano Gema. Não tenho lembrança de ter assistido Era uma vez no Oeste (foto), de Sérgio Leone, com ele, um longa que certamente não se enquadra no subgênero do faroeste italiano, mas toda vez que revejo este filme me lembro do velho.
Mas meu pai tinha outras devoções. Uma delas era por Nelson Gonçalves, especialmente pelo bolero Nem às paredes confesso. Até meu pai morrer, não tinha grande simpatia por Nelson, pelo seu vozeirão, pelas palavras bem pronunciadas que marcaram uma época da Música Popular Brasileira. Mas confesso que por uma espécie de afeto a seu Calixto, cultivei uma admiração distante pelo cantor. Até que em 1997, um ano antes de morrer, Nelson gravou clássicos dos anos 80 no disco Ainda é Cedo. Aí descobri que ele, já com seus 79 anos de idade, e apesar de já não ter mais a potência da voz ainda mantinha um timbre fantástico e uma grande capacidade de escolher repertório.
No disco, ele deixou gravado Como Uma Onda (Lulu Santos/Nelson Motta), Faz Parte Do Meu Show (Renato Ladeira/Cazuza), De Mais Ninguém (Marisa Monte/Arnaldo Antunes), Meu Erro (Herbert Vianna), Ainda É Cedo (Ico Ouro Preto/Renato Russo/Dado Villa-lobos/Marcelo Bonfá), Você É Linda (Caetano Veloso), Bem Que Se Quis (Pino Danielle/Nelson Motta), Caso Sério (Rita Lee/Roberto de Carvalho), Nada Por Mim (Paula Toller/Herbert Vianna), Simples Carinho (João Donato/Abel Silva), Estácio, Holly Estácio(Luiz Melodia) e Me Chama (Lobão). Depois do disco Ainda é Cedo, fica uma sensação de que a interpretação original é do próprio Nelson e não das bandas e músicos que gravaram as canções anteriormente. Aqui vai uma pequena amostra de Nada Por Mim.

4 comentários:

  1. Nelson nasceu em minha cidade natal. Também gosto bastante. Conhece as histórias dele com Frank Sinatra? Os dois juntos em Nova Iorque...

    ResponderExcluir
  2. até onde eu sei, o encontro entre sinatra e nelson é um mito. na verdade, nunca teria ocorrido, bjo.

    ResponderExcluir
  3. Meu pai, também já falecido, era fã de "fitas de farwest". Dei a ele, uns três meses antes de sua morte, Era uma vez no Oeste, em vídeo. Pra mim, é um dos três melhores westerns de todos os tempos, já vi incontáveis vezes, seis no telão. Meu pai dormiu no meio...

    Gostei muito do seu blog, Fifo.


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal. Fiquei curioso para saber qual são os seus outros farwest favoritos. Beijo.

    ResponderExcluir