segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mês pródigo para o cinema catarina

O mês foi pródigo para o setor cinematográfico em Santa Catarina. Enfim, o governo do Estado depositou a primeira parcela do Edital Catarinense de Cinema 2009, embora ainda não tenha lançado a edição de 2010.
Durante a última semana, o Funcine fez aniversário, exibindo uma safra de vigor de filmes realizados com o edital Armando Carreirão e ocorreu o 1º Congresso Catarinense do Cinema e do Audiovisual. A Cinemateca Catarinense terá eleições para nova diretoria.
Mas talvez, as melhores notícias dos últimos dias foi o reconhecimento da produção catarinense com a premiação e seleção de filmes para festivais e mostras. A notícia mais recente chegou hoje no blog através da Mariana Coelho, que informa sobre a seleção do curta Campeonato de Pescaria (foto), de Luiza Lins e Marco Martins para o Festival de Cinema Infantil de Chicago.
No começo do mês, A Antropóloga, de Zeca Pires, realizado com recursos do edital estadual, foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Na última semana, o documentário Mulheres da Terra, de Márcia Paraíso, levou os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Filme no 2º Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba concorrendo com 120 filmes inscritos de 21 estados brasileiros.
Ainda tem mais. O longa Muamba, de Chico Faganello, está no competição oficial do 25º Festival de Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália, e o documentário Espírito de Porco, também com direção de Chico em parceria com Dauro Veras, vai para o Critério Ambiental Film Fest, na Costa Rica. Ambos foram realizados com o Edital Catarinense de Cinema.

Um comentário:

  1. Teve também o Ultimo Kuarup Branco, direção de Bhig Villas Boas, da SETCOM abrindo a primeira Mostra de Cine Latino em Viena, que também teve produtora catarina no evento. ;)
    De 20 a 23 de setembro, na URANIA, Viena, Austria.

    Parabéns a todos!!!


    Carol Marins

    ResponderExcluir