São quatro títulos que compõem a primeira fase da filmografia do diretor, incluindo o clássico Acossado (foto), de
Durante o ano de 2008, fez um intercâmbio para o curso de Diseño de Imagen y Sonido, na Universidad de Buenos Aires, onde estudou teoria e história do cinema. No ano seguinte, como Trabalho de Conclusão de Curso, realizou uma análise visual sobre a cinematografia de Godard entre 1959 e 1965.
Atualmente estuda também Glauber Rocha e encontrou sinopses sucintas e divertidas feitas pelo cineasta brasileiro sobre os filmes do francês. A estreia do ciclo é amanhã (quarta), às 19 horas, com Acossado. Confira abaixo as sinopses glauberianas dos longas de Godard que Fernanda apresenta no Badesc.
À bout de souffle (Acossado). Estória de um homem que atira no sol, mata um guarda, entre a dor e o nada prefere o nada, morre nas mãos da polícia traído pela mulher que ama.
Vivre sa vie (Viver a vida). Estória de uma prostituta que vende sua carne mas não vende sua alma, sofre com o suplício de Joana D’Arc e morre assassinada num duelo de gigolôs.
Band à part (Banda à parte). Como diz o próprio Godard, um “western de subúrbios”. O marginalismo francês à luz das influências do cinema, um filme de gangsters às avessas, um estilo rápido, bem-humorado e trágico.
Pierrot le fou (O demônio das onze horas). Estória de um intelectual que rapta uma pistoleira, foge com ela de Paris para o azul do mar, onde, se vendo traído, mata a mulher, pinta o rosto de azul e explode a cabeça com dinamite.
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