quinta-feira, 8 de abril de 2010

Restos Mortais, de Back, no É Tudo Verdade

Com a participação de 30 médiuns em transe, o documentário O Contestado – Restos Mortais, de Sylvio Back, é um dos selecionados para a mostra competitiva principal da 15ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, o principal festival do gênero da América Latina, que começa hoje em São Paulo e amanhã no Rio.
Back, que já filmou a ficção Guerra dos Pelados (1970) sobre o Contestado (1912-1916), agora volta ao tema aliando depoimentos de especialistas e historiadores ao espiritismo como forma de evocar a história que não foi escrita.
A Guerra envolveu milhares de civis e militares na fronteira do Paraná e Santa Catarina em torno de disputa pela posse da terra, questões de limites geográficos e um surto messiânico com discursos utópicos e massacres sanguinários. Ao contrário de Canudos (1896/97), episódio similar na história brasileira ocorrido no sertão baiano, o Contestado é desconhecido da maioria dos brasileiros.
Rodado em Santa Catarina, o longa contou com a presença de profissionais do cinema brasileiro, incluindo equipe do Estado formada por Zeca Pires (diretor assistente), Carlinhos Nunes Pires (microfonista), PH (diretor de Produção), Ivan de Sá (reprodução de fotos e photoshop), Cláudio Silva (still) e Maria Emília de Azevedo (pré-produção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário