segunda-feira, 8 de março de 2010

Cinema de baixo orçamento vence o Oscar

O Oscar é uma festa previsível, mas mesmo assim, na edição de ano, fomos surpreendidos com a confirmação da supremacia de Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, sobre Avatar, de James Cameron. Ambos tinham nove indicações, mas alguns eventos como o Globo de Ouro, Bafta (Oscar Britânico), e premiações dos sindicatos de Hollywood já antecipavam a vitória do filme da ex-companheira de Cameron.
Na corrida paralela, Guerra ao Terror tinha 16 prêmios acumulados e Avatar apenas nove, que já sugeriam os troféus de melhor filme e direção, os principais prêmios, para o filme de Bigelow. Mas como o Oscar é uma festa promocional do cinema americano, havia a expectativa de que a principal fatia do bolo seria dividida igualitariamente entre os dois filmes, mas não foi o que ocorreu.
Guerra ao Terror ganhou seis estatuetas contra três de Avatar, que ficou com os prêmios técnicos, incluindo fotografia. Mas é importante salientar também que os dois filmes tem naturezas opostas. Avatar custou U$ 500 milhões e Guerra ao Terror apenas U$ 11 milhões. Avatar fez o maior público da história do cinema. Guerra ao Terror teve uma bilheteria tímida. Em muitas salas ficou apenas uma semana em cartaz.
É claro que agora o filme vai atrair um público curioso sobre o cinema de Bigelow, a primeira mulher a ganhar os prêmios principais do Oscar. Com Guerra ao Terror como grande vencedor do Oscar é de ser avaliar também que talvez esteja surgindo uma nova postura na premiação, priviligiando filmes mais voltados para o cinema clássico, sem o uso ostensivo da computação gráfica e sem orçamentos milionários.
Já o longa Bastardos Inglórios, que tinha oito indicações e acumulava oito prêmios no circuito paralelo, levou apenas o Oscar de melhor ator coadjuvante para Christoph Waltz. O filme foi superado por Preciosa - Uma História de Esperança, com dois troféus. O argentino O Segredo dos seus Olhos foi eleito o melhor filme estrangeiro. O que surpreendeu pelo lado negativo foi Sandra Bullock levar o troféu de melhor atriz mesmo com uma intepretação sofrível no filme Sonho Possível.

PREMIADOS

Melhor filme: Guerra ao terror
Melhor direção: Kathryn Bigelow, Guerra ao terror
Melhor atriz: Sandra Bullock, Um sonho possível
Melhor ator: Jeff Bridges, Coração louco
Melhor filme estrangeiro: O segredo dos seus olhos(Argentina)
Melhor edição (montagem): Guerra ao terror
Melhores efeitos visuais: Avatar
Melhor trilha sonora: Up – Altas aventuras
Melhor fotografia: Avatar
Melhor mixagem de som: Guerra ao terror
Melhor edição de som: Guerra ao terror
Melhor figurino: The young Victoria
Melhor direção de arte: Avatar
Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique, Preciosa
Melhor roteiro adaptado: Preciosa
Melhor maquiagem: Star trek
Melhor roteiro original: Guerra ao terror
Melhor canção: The weary kind, de Coração louco
Melhor animação: Up – Altas aventuras
Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, Bastardos inglórios
Melhor Documentário: The Cove, de Louie Psihoyos e Fisher Stevens
Melhor Documentário em Curta-metragem: Music by Prudence, de Roger Ross Williams e Elinor Burkett
Melhor Curta-metragem: The New Tenants, de Joachim Back e Tivi Magnusson
Melhor Curta-metragem de Animação: Logorama, de Nicolas Schmerkin

Na foto do post, James Cameron brinca com Kathryn Bigelow após a cerimônia da premiação.

2 comentários:

  1. Mas, bah, tchê, como tu tá mudado. Agora a tua praia é o cinema de roliúde?

    ResponderExcluir
  2. Qual o problema, hein! Hollywood é a maior e melhor indústria de cinema do mundo. Se não fossem eles, o cinema nem existiria mais.

    ResponderExcluir