quinta-feira, 11 de março de 2010

Funcine lança filme e edital 2010

A expressão de alegria de Marco Stroisch e de Fabíola Beck, presidente e secretária do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), tem uma motivação especial. No dia 24 de março, dentro da programação de aniversário de Florianópolis, ocorre o lançamento e ampliação do edital do Funcine, edição 2010. Serão três prêmios de 30 mil para filmes de ficção, três de 15 mil para documentário e um de R$ 15 mil para animação.
Cada proponente contemplado terá ainda mais R$ 4 mil em equipamentos da Cinemateca Catarinense para rodar seu filme. Na edição deste ano, o edital aumentou um prêmio de ficção para atender à demanda de projetos. Com a gestão anterior de Iur Gomez e agora com Marco, mas sempre com a Fabíola Beck de escudeira, o edital do Funcine ganhou regularidade.
Vamos torcer para que o prêmio seja sempre lançado no aniversário da cidade, assim como o Edital Catarinense de Cinema (Prêmio Cinemateca Catarinense) tem sido publicado todos os anos no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).
O lançamento do edital do Funcine ocorre no dia 24 de março, na Casa da Memória, com a pré-estréia do curta Dito Isso, de Denise Bendiner, sobre a obra do artista plástico Fernando Lindote. Serão exibidos também Uma Camélia Vermelha, de Bob Barbosa e ET - Emissário da Terra, de Rafael Schlichting, todos realizados com recursos do edital.
Está previsto ainda a exibição de Desaprumo, filme de Marcos Vinícius D'Elboux. A foto acima, do post, é de Felipe Vernizzi.

4 comentários:

  1. por uma questão de justiça: Lina e Chris Martins também foram fundamentais na edição de 2008.

    ResponderExcluir
  2. Que boa noticia.
    Por falar nisso tens noticia do Edital da Cinemateca?

    abraços Fifo

    ResponderExcluir
  3. Oscar, até onde eu sei, os jurados estão examinando os projetos e o resultado será divulgado no dia 26 de abril.

    ResponderExcluir