quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Joel Zito no projeto Cinema na Favela

O cineasta Joel Zito está hoje (18) e amanhã (19) em Santa Catarina para o lançamento de seu filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado. Após as exibições em Florianópolis e Palhoça, debate com o diretor e com Isabelle Cabral, da Pipa Produções, sobre racismo, pedofilia e turismo sexual. A entrada é um quilo de alimento não perecível e a promoção é do projeto Cinema na Favela.
Cerca de 900 mil pessoas são traficadas pelas fronteiras internacionais a cada ano exclusivamente para fins de exploração sexual, mas apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, na maioria negras, ao entrar no mundo do turismo sexual acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. O filme vai do nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.
Joel Zito é diretor dos filmes A Negação do Brasil (vencedor do É Tudo Verdade 2001) e Filhas do Vento (8 kikitos no Festival de Gramado 2005) o maior elenco negro do cinema nacional. Realiza documentários desde 1988. É autor dos livros A Negação do Brasil – o negro na telenovela brasileira e O Negro na TV Pública (no prelo), e vários artigos sobre a mídia e a questão racial no Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Programa

Dia 18
19h30, no auditória do CFH da UFSC
Dia 19
15 horas, na Penitenciária Feminina de Florianópolis
19h30 no curso de cinema da Unisul, em Palhoça

Nenhum comentário:

Postar um comentário