quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Festival Varilux, programação definida

Pela primeira vez o Festival Varilux de Cinema Francês será todo exibido em formato digital nas salas de 14 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, São José, Natal, Goiânia, Belém e Campinas, de 4 a 11 de dezembro. Em São José, os longas entram em cartaz no cinema do Shopping Itaguaçu. O site www.festivalvarilux.com está entrando no ar esta semana.
Toda programação, e com exibição simultânea, já está definida. São quatro filmes inéditos e três sucessos recentes. Entre os que ainda não estrearam no Brasil estão os dramas Um segredo em família (Un secret), de Claude Miller, com Cécile de France, Ludivine Sagnier e Patrick Bruel, e Mais tarde você vai entender... (Plus tard tu comprendras), do consagrado Amos Gitai, estrelado pela diva Jeanne Moreau.
Com o objetivo de desmistificar a ideia de que o cinema francês é, por definição, reservado a uma pequena elite, duas comédias populares completam a lista de inéditos. Mais que o Máximo (Coco), de Gad Elmaleh, foi um grande sucesso de bilheteria na França em 2009, e A Riviera não é aqui (Bienvenue chez les Ch´tis), de Dany Boon, o maior público de todos os tempos para um filme nacional na França, com 20,4 milhões de espectadores.
A seleção conta ainda com a exibição de três filmes que representam o melhor do cinema francês nos últimos anos: Crimes de autor (Roman de Gare), de Claude Lelouch, Uma garota dividida em dois (La fille coupée en deux), de Claude Chabrol, e Entre os muros da escola (Entre les murs), de Laurent Cantet, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário