domingo, 11 de outubro de 2009

"Sabe aquele casarão da Escadaria do Rosário? Pois é, derrubaram!"

Eu pensava que este tipo de sacanagem não ocorria mais em Florianópolis, mas estava enganado. Faz uns três meses, derrubaram um casarão na Escadaria do Rosário. A edificação era antiga, imagino que tivesse pelo menos 50 anos, e sediava a Livraria Açoriana. Não sei se era tombada, mas acredito que sim. Até porque ficava em um conjunto histórico da cidade, composto pela edificação do antigo bar degrau, prédio do Exército, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e Colégio Lauro Müller, entre outros casarios. Foi dali, da Igreja do Rosário, que Victor Meirelles pintou uma visão célebre da então Nossa Senhora do Desterro.
Bem, no lugar do casarão e de outros, dos anos 70, derrubados no ano passado, está em conclusão um prédio envidraçado de dois pavimentos. Até onde eu sei, a barbaridade não é combatida por ninguém. Não li nada nos jornais, não vi debate nas listas de discussão, nem tenho conhecimento de que o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis está tomando alguma atitude. Nas fotos, duas visões, uma do pé da escadaria e outra a partir da Igreja do Rosário.

4 comentários:

  1. Acho que o título poderia ser assim: "Sabe aquele casarão da Escadaria do Rosário? Pois é, derrubaram!"

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia, Anônimo! Já mudei. O título anterior, "Prédio histórico derrubado em Florianópolis" era muito ruim, né, ô. Parecia manchete de jornal. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. quando a construção está cercada por tapumes, pode escrever, geralmente só estão esperando que caia sozinha, já que derrubar é crime. cadê o ipham, não é? no alto da conselheiro mafra também há uma assim, faz meses, mais de ano. resistindo até deus sabe lá quando. está tudo é muito detonado nesta cidade, sabe.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Há alguns anos atrás procurei o "dono" daquele prédio... É um empresário riquíssimo.
    Meu sonho era ( é ainda) colocar um cine clube e procurei vários casarões...
    Quase consegui aquele casarão da praça dos bombeiros para o projeto. Mas o dono vendeu... ele chegou a topar... mas eu inexperiente não consegui.
    AINDA sonho com isso...
    Que triste essa notícia. Anos atrás a Fernanda Montenegro esteve em Floripa e lamentou a destruição dos casarões. Ela comparava com o tempo em que ela esteve aqui há muitos anos e o centro era bem bonito, nao era abandonado...
    Eu tenho até um mapa ( de um arquiteto que fez um levantamento de todas essas casas antigas) para revitalizar o centro...
    Aqui perto de onde eu moro, tem outro casarão belíssimo, na Rua Frei Caneca, perto da Mac Donalds (o dono paga uma família para morar), mas é somente para que não seja invadido. O casarão está detonado...
    Enquanto isso o prefeito e o governador vão pagar 800 mil euros para trazer Andrea Bocelli.

    ResponderExcluir