quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cinema participa da conferência de cultura

Durante o final de semana, ocorre a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis. O segmento do audiovisual fez sua reunião preparatória há uma semana e tirou algumas propostas. Em linhas gerais, apóia a criação da Secretaria Estadual de Cultura.
Sugere a criação da Casa do Cinema em Florianópolis, reunindo os setores administrativos do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), Cinemateca Catarinense, SC Film Commission, Sintracine e Santacine. A proposta requer um espaço físico que sirva de referência à produção, profissionalização, distribuição, memória e com sala de exibição. Os realizadores propõem ainda ampliação do edital do Funcine.
No âmbito estadual, destacam a criação de um Fundo de cinema para fomento do audiovisual. Há ainda propostas de formação profissional e outras proposições que serão levadas à conferência municipal. A abertura é na sexta (2), às 19 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho, e mesas-redondas e sessão plenária no sábado (3), das 8 às 20 horas no Centro de Eventos UFSC.
Talvez seja redundante dizer, mas a participação dos trabalhadores do setor é fundamental para que as questões sejam encaminhadas com sucesso para as conferências estadual e nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário