segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Waldir Brazil permanece nas telas do cinema

Conheci Waldir Brazil no final dos anos 80 no filme Manhã e fiquei impressionado com a atuação dele no curta de Zeca Pires. Pelo papel do pai do leiteiro, Waldir recebeu o Troféu Sol de Prata no FestRio. Com quase 70 anos de idade na época, ele imprimiu alma ao filme e olha que estava muito bem acompanhado no elenco, que tinha Isnard Azevedo, Ademir Rosa, Sulanger Bavaresco e Itamar Siebert.
Ao conhecer Waldir na tela do cinema, mal sabia eu que ele tinha uma trajetória no teatro e no rádio de Florianópolis. Nascido em Coqueiros, em 1920, e criado no Largo Treze de Maio, na Ilha, onde hoje é o aterro da Praça Tancredo Neves, o pai de Neno e de Índia Brazil foi um daqueles talentos que nunca quis deixar a Ilha. Convites não faltaram para ele embarcar para o Rio e São Paulo.
Amava Florianópolis, mas sobretudo amava dona Yvonne, que conheceu nos palcos do Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (Ubro) em 1938, e com quem viveu durante 52 anos. Trabalhou com Ziembinski e Eva Todor. Atuou com Virgínia Lane, numa temporada em que ela trabalhou na rádio Guarujá.
Falecido em 2006, Waldir era um ator com passagem obrigatória nos filmes de Zeca Pires. Além de Manhã, atuou também nos curtas A Ilha, Ponte Hercílio Luz e em Perto do Mar (foto). Por sua atuação em A Ilha, recebeu o Galo Alado, no Festival de Gramado. No mesmo festival, foi eleito melhor ator na categoria vídeo por Perto do Mar.
Provavelmente não atuou mais no cinema porque o Estado só começou a ter uma produção regular a partir do final dos anos 80. Trabalhou também em Prata Palomares, de Andre Faria Jr, PSW (Paulo Stuart Wrigt), de Paulo Halm e Luis Alberto Cassol, Desterro, de Eduardo Paredes, e no O Santo Mágico, de Ronaldo dos Anjos, sempre contracenando com grandes atores.
O sustento da família veio da sua atuação na Caixa Econômica Federal, onde foi empregado por mais de 30 anos. Era um sujeito incansável. Estava sempre fazendo planos, mesmo aos 80 e poucos anos. Recentemente a RBS TV exibiu o ator na série Grandes Nomes do Santa Catarina em Cena com um programa dirigido por Neno Brazil. Neno tem mais de 20 horas de imagens e entrevistas com Waldir e amigos e pretende produzir um documentário.
A imagem do post é de Iur Gomez durante a exibição do filme na Mostra Funcine 20 Anos, no Salão Paroquial da Praia da Armação, no Sul da Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário