terça-feira, 25 de agosto de 2009

Jurandir, uma vida dedicada à projeção

Jurandir Manoel da Silva, o Seu Jurandir, é um sujeito de poucas palavras. Com 72 anos de idade e 50 de cinema completados este ano, o Jura, como é chamado pelos amigos, é provavelmente o projecionista de cinema com mais tempo de carreira e ainda em atividade no Brasil.
Jurandir começou no antigo cine Rajá, em São José, em 1949, aos 12 anos de idade, colando cartazes. É projecionista do Cineclube Nossa Senhora do Desterro, de Gilberto Gerlach, desde o início dos anos 80, quando a sala funcionava no Theatro Adolpho Mello, também em São José. Já podia ter se aposentado, mas o amor à profissão impede que ele deixe a atividade.
Trabalha de segunda-feira a domingo e nos finais de ano, quando não há sessões no Natal e no Revellion, sente falta da cabine do CIC. Agora, que a sala do cineclube vai fechar até dezembro, para reforma, gostaria de saber o que o ele vai fazer durante este período.
Jurandir acompanhou todas as fases do cinema desde os anos 40 e viu desaparecer o público das salas com a chegada da televisão. Por sua vida dedicada a exibir filmes de qualidade no Cineclube Desterro, que ajudou a formar uma geração de cinéfilos e de realizadores de cinema em Florianópolis, Jurandir é o homenageado do Cine Luz com esta bela foto de Márcio H Martins.
Obrigado, Jurandir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário