sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Porco é narrador de sua própria história


O blog Cine Luz recém re-estreou e já está com saudades de sessões de estréia de filmes catarinenses. No último mês, até onde o blogueiro pode vislumbrar, não houve nenhum lançamento. Bem, tem o documentário Entrelinhas, da Letícia Cardoso e do Pedro MC, prêmio Funcine, agendado para a 4 de setembro na Fundação Badesc.
Outro doc que vem por aí é Espírito de Porco, de Dauro Veras e Chico Faganello, prêmio Cinemateca/FCC, que será exibido neste final de semana na 1ª Mostra Internacional de Cinema pelos Direitos dos Animais, em Curitiba.
O doc, narrado por um porco na voz de Renato Turnes, mostra em tom de ironia a saga do animal. Para defender sua espécie das difamações propagadas ao longo de séculos, um porco recém abatido volta à terra, na condição de espírito.
Espírito de Porco defende os suínos narrando a sua trajetória, desde o nascimento num estado do Sul do Brasil, que tem uma das maiores concentrações de porcos do mundo, até quando a sua carne vai para a mesa.
O filme de Chico e Dauro discute a alimentação e a poluição e argumenta que os humanos tem mais responsabilidades pelas crises da suinocultura industrial e outras desgraças atribuídas ao pobre porco. Vamos aguardar uma sessão em Florianópolis. Por enquanto, ficamos com o trailer.

Um comentário:

  1. Espírito de Porco também participa como convidado da 7ª edição do Fest Cineamazônia, que ocorre de 9 a 14 de novembro, em Porto Velho.

    ResponderExcluir