O Centro Histórico de Florianópolis, antigo espaço das salas de cinema de rua até o início dos anos 90, está voltando às origens. A região virou um reduto de cineclubes na última década. São sete no entorno da Praça 15 e o oitavo está a caminho.
Há em funcionamento o Cineclube Ieda Beck da Cinemateca Catarinense, Cinema Falado do Museu Victor Meirelles, Cinearth do Museu da Escola Catarinense, Cineclube Brde, e os cineclubes da Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Cultura Inglesa, que funcionam na Fundação Cultural Badesc, em sistema de parceria e com filmes legendados.
A partir de setembro, além das cinematografias de língua francesa, espanhola e inglesa, a Fundação Badesc vai abrigar também o cinema de idioma italiano, em convênio com o Centro de Cultura Italiana.
O ciclo de abertura vai homenagear o ator e diretor Roberto Benigni (foto). Serão exibidos quatro títulos, realizados entre 1988 e 2005. A Vida é Bela, seu filme mais famoso, vencedor de Melhor filme Estrangeiro em 1998, dirigido e protagonizado por ele, não entra em cartaz.
Estão previstos títulos menos conhecidos, como O Pequeno Diabo e O Monstro. Recentemente, o Plasticine Clube exibiu, no Museu da Imagem e do Som, no CIC, Down by Law, de Jim Jarmusch, em que Benigni atua como ator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário